quarta-feira, 21 de abril de 2010
Energia das Ondas
As ondas são um abundante recurso renovável, que está a começar a ser explorado por alguns países Europeus. Tem-se observado ao longo da última década consideráveis progressos a nível Europeu na investigação e desenvolvimento de tecnologias associadas ao aproveitamento da energia das ondas.
Os sistemas similares eram até hoje construídos para funcionar em uma frequência de ondas típica, a chamada frequência espectral. Quando o tempo se altera, o equipamento tanto pode ter sua integridade ameaçada, quanto ficar apenas surfando sobre as ondas. No primeiro caso a integridade do sistema é ameaçada e, no segundo, seu funcionamento não é eficiente. O Wavebob, ao contrário, pode ser configurado para operar em uma ampla faixa de frequências, optimizando seu desempenho. Graças a um microcontrolador embarcado, essa configuração pode ser feita remotamente.
O equipamento pode também ser desligado, quando da ocorrência de tempestades, preservando sua integridade. Sendo mais leve do que os aparatos tradicionais, o Wavebob apresenta uma razão entre peso e energia gerada muito mais alta, possuindo ainda menores custos de instalação e ancoragem. O tamanho de cada unidade depende inteiramente das condições climáticas do local da instalação, com uma área de mar agitado requerendo maiores dimensões do que aquelas necessárias para um ambiente de ondas menores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário